Balança comercial atinge excedentes – Standard Bank

0
1419

O Standard Bank considerou que a balança comercial de Angola ?está perto de atingir um excedente?, devido aos preços do petróleo acima de 70 dólares e à redução das importações nos últimos anos.

“Com os preços de petróleo acima dos 70 dólares por barril e a procura por importações deprimidas pela recessão dos últimos dois anos, a balança comercial está perto de mudar para um excedente”, lê-se numa nota de análise do Departamento Económico do Standard Bank, publicada sexta-feira.

De acordo com o documento, enviado aos investidores, os analistas esperam que o Banco Nacional de Angola (BNA) “continue a desvalorizar o Kwanza”, mas acrescentam ser difícil estimar até onde vai continuar a fazê-lo”, sendo evidente que há muita procura por moeda estrangeira ainda por satisfazer”.

É esta procura, aliás, “que continua a ser a maior complicação para o processo de ajustamento estrutural necessário para a economia”, vincam os analistas do Standard Bank.

O governador do BNA admitiu recentemente que a opção por um regime de câmbio flutuante “não traz apenas boas notícias”, mas “exige também alguns sacrifícios, quer a nível empresarial, quer a nível pessoal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui