A selecção angolana vai participar pela décima vez no Campeonato Africano das Nações de futebol masculino que decorre em Marrocos de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.
Os Palancas Negras integram o Grupo B com o Egipto, a África do Sul e o Zimbabué. O primeiro jogo dos angolanos está marcado para dia 22 de Dezembro em Marraquexe frente aos sul-africanos.
Quartos-de-final, nada mais?
Até agora, no seu historial, a selecção angolana participou em três quartos-de-final (2008, 2010 e 2024), sendo as melhores participações da nação lusófona.
No entanto, em 2024, no CAN-2023, e com a participação de 24 equipas, os angolanos ultrapassaram a primeira fase, apurando-se para os oitavos-de-final da prova, antes de serem eliminados nos quartos pela Nigéria por 1-0.
Em 2008 e em 2010, com apenas 16 equipas, Angola, após ultrapassar a primeira fase, estava directamente apurado para os quartos onde caiu por duas vezes frente ao Egipto e ao Gana respectivamente.
Para esta prova em 2025, a selecção angolana acabou por ter uma mudança importante nos últimos meses com a saída do técnico português Pedro Gonçalves, que estava ao leme da equipa em 2024 no CAN, e a chegada do treinador francês Patrice Beaumelle.
Convocados:
Guarda-redes: António Dominique (Etoile Carouge/Suíça), Neblú (1º de Agosto) e Hugo Marques (Petro de Luanda).
Defesas: Jonathan Buatu (Gil Vicente/Portugal), Kialonda Gaspar (Lecce/Itália), David Carmo (Real Oviedo/Espanha), Clinton Mata (Lyon/França), Rui Modesto (Udinese/Itália), Tó Carneiro (FAR Rabat/Marrocos), Núrio Fortuna (Volos NFC/Grécia), Pedro Bondo (FC Famalicão/Portugal) e Eddie Afonso (Petro de Luanda).
Médios: Mário Balbúrdia (Boluspor/Turquia), Manuel Keliano (Akhmat Grozny/Rússia), Show (Kocaelispor/Turquia), Beni Mukendi (Vitória SC/Portugal), Maestro (Alanyaspor/Turquia), Fredy (Bodrumspor/Turquia) e Randy Nteka (Rayo Vallecano/Espanha)
Avançados: Zito Luvumbo (Cagliari/Itália), Gelson Dala (Al-Wakrah/Qatar), M’Bala Nzola (Pisa/Itália), Zini (AEK/Grécia), Mabululu (Al Ahly Tripoli/Líbia), Ary Papel (Al Akhdar SC/Líbia), Felício Milson (Estrela Vermelha), Chico Banza (Zamalek SC/Egipto) e Manuel Benson (Swansea City/País de Gales).
















