A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo vai lançar um Guichê de Apoio ao Investidor (GAI) para “facilitar o acesso” de investidores nacionais e estrangeiros aos ativos da economia angolana a privatizar, “eliminar obstáculos burocráticos” e alargar investimentos.
Através de um comunicado oficial, o ZEE informa que o GAI será lançado oficialmente nesta quarta-feira e fornecerá aos investidores um conjunto de serviços públicos e privados, de forma a integrar harmoniosamente os investidores no ambiente de negócios.
O GAI propõe-se em reduzir o tempo necessário para o acesso e resolução dos assuntos referentes à administração pública angolana, contribuir para o aumento significativo do número de empresas sedeadas na ZEE e alargar a produção interna e a exportação de bens gerados pela economia angolana.
Segundo a nota de imprensa, que o KilambaNews teve acesso, as reformas económicas introduzidas pelo executivo, com um novo quadro legal, facilitador da melhoria do ambiente de negócios, reforçaram a capacidade atrativa da ZEE.
“Que com o GAI passa a disponibilizar condições únicas aos investidores nacionais e estrangeiros“, refere-se no documento.
O GAI ficará acessível fisicamente, com instalações próprias na ZEE, e também através das páginas oficiais e em diversas plataformas digitais e redes sociais.
Ao longo dos 12 anos de existência os projetos da ZEE “geraram 6 132 novos empregos na sua maioria preenchidos por cidadãos nacionais“.
A ZEE congrega várias unidades industriais já privatizadas e outras na rota da privatização no quadro do Programa de Privatizações (ProPriv) do Governo angolano.