Operadoras de transportes públicos sediadas em Luanda criaram rotas especiais, com o objectivo de apoiar os fiéis na deslocação à Muxima, município da Quiçama, de 30 de Agosto a 1 de Setembro, segundo o porta-voz da Diocese de Viana, padre Queiroz Figueira.
Em declarações à Angop, o sacerdote fez saber que os autocarros vão estar disponíveis de 29 de Agosto a 1 de Setembro nos Largos das Escolas, da Mutamba, nos Ramiros, no Kilamba Kiaxi, no Benfica, no Ngoma (Petrangol), nas Vilas de Cacuaco e Estoril, no Kikolo (moagem) e no Marco Histórico do Cazenga.
Constam ainda das rotas os mercados dos Kwanzas e do São Paulo, Porto de Luanda, Morro Bento, Centralidades do Kilamba e Sequele, Projecto Nova Vida, Zango 3, Calumbo, Administrações de Belas, Talatona e Viana, Cassequel do Buraco, Estalagem, Cemitério da Santana e Cabo Ledo.
Para o uso dos referidos serviços, os fiéis vão pagar 500 kwanzas cada.
Quanto aos preparativos, o responsável indicou que o processo decorre a bom ritmo e destacou que o Governo Provincial de Luanda vai assegurar a situação do saneamento básico, com abastecimento de água potável, bem como iluminação no local do evento.
Apelou aos peregrinos para evitarem levar bebidas alcoólicas ao Santuário da Muxima, de modo a acautelarem-se de possíveis acidentes, e aconselhou-os, igualmente, a acompanharem-se de tendas e mosquiteiros, para melhor acomodação.
Queiroz Figueira assegurou, igualmente, que este ano a missa de abertura vai decorrer às 18 horas do dia 31 de Agosto e será presidida pelo Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, e a eucaristia do encerramento está marcada para 1 de Setembro e será celebrada pelo novo bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo.
Para este ano, a peregrinação à Muxima decorre sob o lema “Com Maria, celebremos a fé em Jesus Cristo”.