Duas crianças dos cinco fios morrem após consumo de mandioca

0
189

Dois menores morreram por conta de uma intoxicação alimentar no município de belas, mas precisamente, bairro cinco fios, junto a cidade do Kilamba No entanto, segundo o ministério da saúde mais 70 cidadãos dos municípios de Viana, Belas, Kilamba Kiaxi e Luanda tiveram de ser internados nas diversas unidades hospitalares pela mesma razão.

O consumo inadequado da mandioca crua e das folhas dos tubérculos, como de batata-doce são apontados como algumas das causas das intoxicações alimentares registadas.

Durante esta semana o Ministério da Saúde alertou, a população em geral, a não comer mandioca, bombó, batata-doce, bata rena e jinguba, devido ao risco de intoxicação alimentar que estes produtos podem causar.

De acordo com o Ministério da Saúde, estão igualmente proibidos os consumos da kizaca e da rama de batata.
A “doença de Konzo” afecta as estruturas responsáveis pela força muscular do organismo (neurónios do trato cortiço-espinal). De carácter permanente e início abrupto, ocorre devido à ingestão de substâncias químicas presentes em pesticidas, inseticidas ou por compostos cianogénicos encontrados na mandioca e folhas de mandioqueira.
O comunicado, que inclui no grupo de alimentos a se ter cuidado, kizaca, eswanga, sacafolha, dentre outros, alerta para a necessidade de ferver e lavar bem tais alimentos antes de serem consumidos.
A mandioca só poder ser consumida assada, cozida ou frita, tendo que obrigatoriamente ser fervida por 50 minutos.
Para as hortaliças que se comem cruas, a orientação é que as mesmas devem ser antes lavadas com água fervida ou tradas com cinco gotas de lixívia por litro.

info@kilambanews.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui