Sequele completa 10 anos de existência

0
607

A cidade do Sequele completou, no dia 12 de Agosto, dez anos de existência, em cujo período registou um crescimento demográfico.

Mais de 60 mil pessoas vi- vem, actualmente, na ci- dade do Sequele, erguida numa zona do município de Ca- cuaco que era usada para mano- bras militares da 101.a Brigada de Tanques, que “repartia” o local com camponeses que se dedicavam à agricultura de subsistência.
O nome Sequele é uma corrup- tela da palavra “musseque” e su- gerido, para ser atribuído à nova urbanização do município de Ca- cuaco, por João dos Santos Con- treiras, antigo soba grande da co- muna da Funda.
O antigo soba grande da Fun- da apresentou a sugestão no dia do lançamento da primeira pedra para a construção do projecto ha- bitacional do Estado, em 2010,
quando lhe foi perguntado sobre que nome achava ideal para a no- va cidade que nasceria no muni- cípio de Cacuaco.
A proposta avançada pelo so- ba grande da comuna da Funda acabou por convencer o Estado, que, subsequentemente, decidiu dar à nova cidade da província de Luanda a denominação Sequele, nome sugerido por ser erguida nu- ma zona onde se produzia muita farinha musseque.
O Jornal de Angola soube da su- gestão avançada pelo antigo soba da comuna da Funda numa con- versa que manteve, no ano passa- do, com o soba José Sotto Maior An- tónio sobre a história da cidade e do distrito urbano do Sequele.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui