2014, o ano dos dólares na IURD em Angola

Em três caravanas missionárias realizadas, os pastores da IURD transportaram para o Brasil, no ano de 2014, seis milhões e oitocentos e cinquenta mil dólares norte-americanos.

0
1098

Num momento em que o país começava a sentir os efeitos da crise económica provocada pela descida do preço do barril de petróleo, a igreja universal em Angola usava os seus pastores como instrumentos de transportação de dinheiro para o exterior com maior destaque do período que vai de 2014 a 2018. Chamados para depor em tribunal, os pastores na condição de declarantes esclareceram em audiência na sala criminal qual era a quantia monetária e o método utilizado pela extinta direcção da igreja para transferir as receitas arrecadadas para o Brasil, além de clarificarem também sobre a coacção a que estavam submetidos para a realização da vasectomia.

Vicente Cruz, pastor há 21 anos, questionado pelo advogado da acusação sobre o que sabia em relação a saída de dinheiro do país para o exterior, respondeu que a igreja organizava caravanas missionárias onde aos integrantes a antiga direcção brasileira distribuía dinheiro em moeda estrangeira como se fosse parte da bagagem do passageiro, pastor. No destino e com base nas orientações dadas pelo líder espiritual, o dinheiro era entregue ao Bispo Itamar, pastor Divino Mota e sua esposa em quarta de hotel.

Segundo o pastor Vicente, em 2014, integrou uma destas caravanas constituída por 100 pessoas entre pastores e esposas e cada um recebera da extinta liderança da igreja 10 Mil Dólares Norte-Americano. Já o pastor Paulo Pinheiro disse ao tribunal que no referido ano participou em duas caravanas missionárias com destino à Republica Federativa do Brasil, onde a primeira era integrada por 180 pessoas em que cada transportava na bagagem 20 mil dólares e na segunda caravana composta por 150 viajantes, os missionários transportavam 15 mil dólares cada. “Após a entrega nada mais sabíamos sobre o destino do dinheiro”, garantiu o pastor Pinheiro.

Os números de três caravanas entre as muitas realizadas em 2014

Valor Parcial Passageiros Valor total Moeda Destino
10.000 100 1.000.000 USD Brasil
15.000 150 2.250.000 USD Brasil
20.000 180 3.600.000 USD Brasil
Total Geral – 6.850.000 (Seis milhões oitocentos e cinquenta mil dólares

Por outro lado, o pastor Vicente que agora está sob a liderança do bispo Valente Bezerra Luís contou ao juiz da causa que a extinta liderança descontava nos seus salários o valor correspondente à segurança social, porém os descontos não eram depositados na conta do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). O mesmo pastor e como consequência de inúmeras questões colocadas pelo advogado de defesa, Marcelo, revelou que na residência pastoral onde actualmente reside há um cofre de cerca de 2 metros de altura e um metro de largura embutido numa das paredes. Questionado pelo juiz da causa se já tentou abrir, o pastor respondeu que sim, mas não conseguiu.

Nesta 11ª sessão, o tribunal bateu o seu primeiro record ao ouvir num só dia nove declarantes, nomeadamente Aldineiro Emanuel, Márcio Jimbi, Maura de Sá Miguel, João Lemos, Pedro Garcia, Paulo Pinheiro, Vicente Cruz, Tiago Paulo e Ângelo Canga. O caso IURD fez no dia 19 de Janeiro dois meses de julgamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui