Os dois mil e 390 cidadãos escolhidos hoje (quinta-feira) no sorteio para compra de habitação do Zango 5, em Luanda, poderão receber as suas casas nos próximos três meses (Maio), afirmou a ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho.
Ao falar à imprensa, no final do sorteio, a governante afirmou que os vencedores vão receber mensagens de confirmação nas próximas 72 horas.
Depois deste procedimento, os contemplados deverão fazer a entrega dos últimos recibos salariais e submetidos a uma entrevista presencial.
Alertou que caso haja irregularidades nos documentos apresentados ou incompatibilidade serão desclassificados.
Anunciou para breve um outro concurso habitacional na Caala, província do Huambo.
Para as casas do Zango 5, estavam habilitados para o sorteio 157 mil e 431 candidatos que se inscreveram no portal da Imogestin, para concorrerem as duas mil e 390 habitações disponíveis na centralidade.
O sorteio foi realizado para acesso dos cidadãos ao regime de arrendamento urbano em apartamento T3, VT3 Geminada (G) e VT3 (I) Isolada, Propriedade Resolúvel Apartamento T 3, VT3 G, VT3 I e Pronto pagamento – VT3I.
Por sua vez, o director do gabinete de Tecnologia de Informação do sector da habitação, afirmou que os apurados nesta primeira fase que não passarem na fase de entrevistas e confirmação documental as suas casas voltam a ser sorteadas.
Considerou positivo o primeiro sorteio habitacional, pelo facto de as inscrições e sorteio terem sido feitas por instituições distintas, transmissão televisiva e contou com a presença do Inadec.
Presente no sorteio, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, disse ser positivo o facto de 70 % dos participantes serem jovens, acção que contribuirá para adopção de novas políticas no sector.