O número de mulheres nos cargos da administração pública está cada vez mais a ganhar terreno no país, apesar ainda dos grandes desafios. Quem garante é o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Durante um encontro realizado nesta semana pelo Ministério do Interior, a secretária de Estado do MASFAMU, Elsa Bárber, informou que a década de 2000 foi o momento de apreciação das questões relativas ao envolvimento das mulheres na manutenção e prevenção da paz, segurança e resolução de conflitos, e que, os acordos de paz permitiram um aumento na igualdade do género de 14 porcento em 1995, para 22 porcento em 2020.
“O MASFAMU reconhece os avanços e a participação da mulher, assim como, a sua posição na tomada de decisões dando conta de um aumento de 5% para 11% a presença feminina nos órgãos do governo”, finalizou.
Já a Conselheira do Ministro do Interior, Comissário, Maria do Rosário Major disse esperar que, as mulheres do MININT continuem resilientes nos seus afazeres, ganhando visibilidade, não obstante, o momento pandêmico que o país e o mundo enfrentam, por conta da COVID-19.