Novo Hospital dos Queimados fica concluído em Outubro deste ano

0
143

O novo Hospital dos Queimados, que está a ser construído na Centralidade do Kilamba, em Luanda, tem a sua conclusão prevista para Outubro deste ano.

Com capacidade para 248 camas, a construção e apetrechamento do novo Hospital dos Queimados tem um valor de contrato de 155.199. 627, 47 dólares americanos, dos quais 23. 269. 944, 12 dólares americanos já foram adiantados. Ou seja, a obra tem uma execução financeira de 15 por cento, segundo dados disponibilizados na placa de informações do projecto.

Depois de visitar as obras do Hospital Américo Boavida, o Presidente da República, João Lourenço, constatou, também, os trabalhos que decorrem para a conclusão do novo Hospital dos Queimados, que tem um nível de execução física de 55 por cento.

No local, acompanhado, entre outros, pelas ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, das Finanças, Vera Daves, e ministros da Construção, Carlos Alberto dos Santos, Energia e Águas, João Baptista Borges, o Presidente João Lourenço foi informado sobre o andamento das obras, que nesta altura têm cerca de 60 por cento de execução da parte da construção civil, ou seja, a parte eléctrica e outras, e 45 por cento do apetrechamento.

João Lourenço recebeu de Eric Ceita informações sobre a construção e aperfeiçoamento do novo Hospital dos Queimados, engenheiro civil da empresa de fiscalização da referida obra.

Segundo dados disponibilizados no local, neste momento está em curso a realização de compras, até Julho, para a conclusão das fachadas, em Setembro ficam prontos as infra-estruturas e os acabamentos e em Outubro acontecem os ensaios e comissionamentos.

O edifício principal do hospital, que conta com quatro pisos, já tem a sua estrutura erguida, uma realidade constata da pelo Presidente da República, que fez questão de “subir” até ao último piso e ver de perto o que já está feito.

No piso zero do edifício grande, ou seja, do Hospital como tal, na parte superior, vão funcionar as urgências, consultas externas, fisioterapia, imagiologia, e na parte inferior os serviços de Farmácia, morgue, lavandaria e outros.

Já no piso um, vai funcionar, entre outros, o laboratório principal, bloco operatório, a área de endoscopia e oficina de terapia respiratória. No piso dois, vão funcionar serviços diversos, no três a área de tratamento dos queimados e internamento de adultos. E no quarto piso, fica a área de tratamento dos queimados e o internamento de casos pediátricos.

No geral, o novo Hospital conta com um edifício principal e mais dois auxiliares, entre os quais estão a construção de uma estação de geração de oxigénio e outra de Tratamento de Águas Residuais(ETAR).

A infra-estrutura hospitalar está a ser construída numa área de mais de 95 mil metros quadrados, dos quais 48.207 como aérea total de construção. Conta, ainda, com 364 estacionamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui