O Instituto Superior de Educação Física e Desportos (ISEFD), localizado na centralidade do Kilamba, carece de infra-estruturas adequadas de trabalho, principalmente no plano das aulas práticas, situação que prejudica o processo formativo na instituição.
Essa constatação foi feita ontem pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, no final de uma visita ao ISEFD, na companhia da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento.
Disse ter observado a falta de laboratórios, piscina e de ginásio adequado, cenário que dificulta o processo de ensino e aprendizagem na instituição.
Referiu ainda que o quadro docente do instituto não suporta nem um terço das disciplinas ministradas na instituição.
Apesar das condições de trabalho e acomodação difíceis na instituição, a ministra reconheceu o esforço “desmedido” da direcção do ISEFD no sentido de melhorar a situação e garantir boa formação aos estudantes.
Maria do Rosário Sambo espera pela realização de concursos públicos, no Ensino Superior, para se enquadrar mais professores, no sentido de reforçar o corpo docente do Instituto Superior de Educação Física e Desportos.
Por seu turno, o secretário de Estado dos Desportos, Carlos de Almeida, que também fez parte da comitiva, admitiu haver muito trabalho para ser feito para a massificação e formação de agentes desportivos no país.
O responsável prevê, para breve, melhorias no sector devido a implementação de políticas de desenvolvimento das infra-estruturas desportivas do Estado, que poderão dar respostas positivas aos desafios do país.
Com a implementação dessas estratégias, ressaltou, poderá se alavancar o desporto comunitário e federado do país.
info@kilambanews.com