Um problema técnico com o software CrowdStrike Falcon provocou um mau funcionamento. Isso resultou em um número significativo de máquinas Microsoft Windows apresentando uma “tela azul da morte” (BSOD), essencialmente tornando-as inoperantes. Um problema que está a afetar os serviços de “cloud” da Microsoft e está a perturbar voos em vários países, dos EUA até Espanha e Alemanha. Em Portugal, telecomunicações estão a ser afetadas.
Nos aeroportos portugueses, fonte oficial da ANA garante que não há nenhum sistema afetado mas, em Lisboa, o Terminal 2 já está a ter filas porque companhias aéreas como a Ryanair estão a ter de fazer check-in manual. Mas não há cancelamentos de voos, neste momento.
De acordo com o site DownDetector, em Portugal estão a ser afetados também os serviços de telecomunicações – como a Vodafone, Meo e NOS – bem como na utilização dos serviços da Microsoft365, Teams e Azure (ambos associados à Microsoft). Também há relatos de falha nos serviços do banco Santander Portugal.
Actualização: Em Angola já há sistemas afectados e que estão em fase de recuperação.