A Centralidade do Sequele, no município de Cacuaco, em Luanda, está infectada com o vírus da poliomielite que foi identificado na zona de tratamento de águas residuais.
De acordo com a Rádio Nacional de Angola, que avançou, esta quarta-feira, a informação, as autoridades estão já a tomar medidas para solucionar este problema de saúde pública. A chefe de Secção de saúde pública em cacuaco, Maria Barbosa, disse que é preocupação das autoridades fazer o bloqueio para que a doença não afecta as outras crianças.
A responsável fez saber ainda que o Ministério da Saúde dará início na próxima sexta-feira, 6, à terceira fase da campanha de vacinação contra pólio onde se prevê imunizar 185 mil crianças dos 0 aos cinco anos de idade. “Todas as crianças que já fizeram a primeira e a segunda dose devem fazer a terceira”, recomendou.
Construída com fundos públicos, no âmbito do programa do Executivo de um milhão de casas, a Cidade do Sequele tem mais de 60 mil habitantes, tendo os primeiros ocupado as suas residências desde 2013. Antes da sua construção, o espaço era desabitado, e zona de cultivo, onde imperava a agricultura de subsistência.