A Direcção da Igreja Universal do Reino de Deus, IURD–Angola, tomou conhecimento por meio dos órgãos de comunicação social públicos e privados sobre a existência de alguns irmãos, sem qualquer legitimidade dirigidos pelo Bispo Alberto Segunda, que têm usado os meios de difusão massiva, tais como a Rádio, Televisão, Jornal, Sites ou Portais de informação, com a finalidade de ludibriar e confundir a sociedade Angolana, pondo em causa a idoneidade dos órgãos competentes do Estado que reconhecem e declaram como seu interlocutor o representante legal da IURD, o Senhor Bispo Valente Bizerra Luís.
Diante deste cenário, a Direcção da IURD vem esclarecer o seguinte:
- A matéria divulgada pelos referidos órgãos de comunicação, faz passar a ideia de que os irmãos dirigidos pelo senhor Alberto Segunda teriam sido reconhecidos pelo Governo Angolano, alegando ter uma sentença do tribunal que lhes é favorável.
- Acontece que o processo crime que decorreu na 4ª Secção da Sala dos Crimes Comuns do Tribunal da Comarca de Luanda, não se pronunciou quanto a Direcção da Igreja, por não ter sido tratado naquela instância.
- A Sala dos Crimes Comuns não tem competência em razão da matéria para dirimir um conflito de natureza religiosa. A legalização de uma Igreja é da competência exclusiva do órgão da administração do Estado, no caso, o INAR. Havendo conflito, cabe a sala do Cível dirimir e nunca a Sala dos Crimes Comuns.
- Os senhores Alberto Segunda e António Miguel Ferraz, falsificaram uma Acta de Assembleia Geral, publicando-a no Diário da República III SÉRIE, nº 155 de 7 de Outubro de 2021. A Acta nº 33 constante no referido Diário, veio a ser anulada por averbamento oficioso publicado no Diário da República III SÉRIE nº 38, de 16 de Março de 2022, não produzindo, por isso, qualquer efeito legal.
- Importa realçar que o INAR no seu Comunicado de Imprensa de 22 de Outubro de 2021, levou ao conhecimento público que os senhores: ANTÓNIO FERRAZ e PASCOAL SANDRENHO estavam proibidos de falar em nome da Igreja Universal do Reino de Deus e que os seus actos não vinculam a Igreja.
- A Igreja Universal do Reino de Deus de Angola é dirigida pelo Presbítero Geral o Bispo VALENTE BIZERRA LUÍS, conforme o que consta no Diário da República III SÉRIE nº 41 de 10 de Março de 2021 e como consta da DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE de 27 de Maio de 2022 do INAR, em que declara ser o representante legal da Igreja Universal do Reino de Deus é o senhor Bispo VALENTE BIZERRA LUÍS .
- Lamentamos o facto de que instituições públicas dêem cobertura a quem não tem legitimidade. Pois, se por um lado, assistimos ao encerramento de igrejas e seitas não reconhecidas, por outro lado, observamos um grupo que ilegalmente se auto intitula representante da igreja, a ter cobertura de imprensa.
Assim sendo, IURD- Angola mantém as suas portas abertas para acolher os nossos irmãos que ainda se acham desavindos e apela aos Bispos, Pastores, Missionarias, Obreiros, Membros e a sociedade em geral, a manter a calma no Espírito de reconciliação e a permanecerem confiantes, que será reposta a legalidade, com a certeza que se fará justiça, pois está escrito:
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Romanos 8:31
“DEUS ABENÇOE ANGOLA”
O Gabinete do Secretário-Geral da IURD, em Luanda, aos 17 de Abril de 2023.
O Secretário-Geral
_______________________
Reverendo Manuel Guedes