Serviços de Fiscalização do Kilamba sem recursos para combater as irregularidades

0
1081

O Serviço de Fiscalização do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, província de Luanda, enfrenta grandes dificuldades para desempenhar, com eficácia, a sua actividade, por carência de recursos humanos e técnicos, Avançou o seu responsável.

Mário Carvalho disse que o Serviço de Fiscalização tem disponíveis apenas nove homens de campo, uma viatura de reboque em funcionamento e outra que serve de suporte ao patrulhamento para a detecção de transgressões administrativas só a nível da cidade do Kilamba, sede do Distrito Urbano do Kilamba. Devido à carência de recursos humanos e técnicos, mencionados por Mário Carvalho, o Serviço de Fiscalização não dispõe de condições para actuar noutros bairros pertencentes ao Distrito Urbano do Kilamba.

Uma outra situação que apoquenta o Serviço de Fiscalização do Distrito Urbano do Kilamba é a falta de óleo hidráulico para manter funcional a rampa da única viatura de reboque.
“Trabalhamos a meio gás”, adiantou o chefe do Serviço de Fiscalização do Distrito Urbano do Kilamba, que atende a cidade com o mesmo nome, em cujo espaço geográfico estão 25.002 apartamentos, distribuídos por 710 edifícios, a urbanização KK5000, com cinco mil edifícios, e os bairros circunvizinhos Santo António, Progresso, Vila Flor e Camama II.
Para inverter o quadro, o director do Serviço de Fiscalização disse ser necessário que se aumente para 50 o número de fiscais só para a cidade do Kilamba e se adquirir mais viaturas.

“Se tivermos de considerar o distrito todo, o número seria ainda maior”, admitiu Mário Carvalho, para quem a incapacidade de fiscalizar todo o distrito está na origem do crescimento do número de casos de transgressões administrativas, com destaque para a pintura na parte exterior de edifícios, o mau estacionamento, a poda de árvores sem a autorização da administração, a poluição sonora, construções anárquicas e a exposição de roupas lavadas nas varandas.

Além disso, a venda ambulante, sobretudo na cidade do Kilamba, tem também preocupado o Serviço de Fiscalização do Distrito Urbano do Kilamba. Pessoas de ambos os sexos não só deambulam pela cidade como montam pequenas pracinhas ao longo das ruas e locais mais movimentados da cidade do Kilamba, descreveu Mário Carvalho.

O responsável anunciou, para os próximos tempos, a tomada de “uma série de medidas” pela Administração do Distrito do Kilamba contra as transgressões administrativas.
No caso da zunga, Mário Carvalho declarou que o fenómeno social deve merecer atenção ainda maior, por existirem relatos de vendedores ambulantes que tentam agredir ou criar resistência aos agentes do Serviço de Fiscalização no Distrito Urbano do Kilamba.

Viaturas avariadas

A existência de muitas viaturas avariadas em parques de estacionamento é uma realidade na cidade do Kilamba. O assunto foi também mencionado pelo director do Serviço de Fiscalização do Distrito Urbano do Kilamba, que disse estarem a ser criados mecanismos de sensibilização e cooperação com os moradores para terem a noção de responsabilidade.

“Caso esse processo não funcione, vamos apreender os meios e chamar outras forças para intervirem”, avisou Mário Carvalho, que falava à margem do acto de apresentação do novo administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Murtala Marta.

O director mencionou ainda a questão do estacionamento em passeios e ao longo das vias. “Temos aqui duas infracções, sendo uma ao Código de Estrada e outra é Transgressão Administrativa. Logo, seriam duas multas”, alertou Mário Carvalho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui