País terá reserva alimentar no próximo ano

0
3201

Angola poderá criar até ao próximo ano uma reserva estratégica alimentar, informou nesta segunda-feira o ministro do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior.

O ministro explicava à imprensa questões ligadas à aprovação pela Comissão Económica do Conselho de Ministro da reserva estratégica alimentar, uma iniciativa que visa abastecer o mercado com produtos da cesta básica em períodos de emergência ou de ruptura de stocks.

Esclareceu que a implementação do programa da reserva alimentar está contida nas promessas eleitorais do MPLA e no plano de desenvolvimento 2018/2022.

A reserva alimentar permitirá ao Estado, em caso de crise, ruptura de stock ou calamidade natural, intervir no mercado para manter o equilíbrio dos preços e do fornecimento de produtos, com segurança alimentar à população durante um certo período.

Segundo o ministro, o arroz, farinha de milho e de trigo e o feijão foram os produtos eleitos para constituir a reserva alimentar, sendo que só o primeiro dependerá de importações.

O governante acredita que a criação da reserva nacional poderá incentivar a produção nacional.

Explicou que serão necessárias 20 mil toneladas de arroz, dez mil para a farinha de milho, 20 mil para farinha de trigo e 15 mil toneladas de feijão para a garantia da reserva alimentar nacional.

Referiu que o Entreposto Aduaneiro de Angola deverá encontrar locais para a localização dos centros de distribuição, contando com o concurso da participação de privados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui