Cárie “ASFÁLTICA”

0

Tudo na vida parece estar bem até surgir a primeira desgraça.

A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias.

Descendo do espaço científico ouvindo a chamada da terra, digo mesmo que a cárie dentária é causada pela má “higienização” (perdoe-me a língua portuguesa pelo neologismo) dos dentes.

O consumo excessivo de sacarose e o não cuidado ou o cuidado pouco regrado, chamada manutenção, causa bactérias que destroem os tecidos dentais.

Um dente não fica podre da noite para o dia. As bactérias não nascem grandes e o dente não apodrece da noite para o dia. O “deixa andar”, a leviandade costumeira ou falta de informação de todo o irresponsável faz com que os dentes atingem o estado de putrefação.

Assim deveria também acontecer até com os relacionamentos: ao sinal da primeira falta de respeito, não deixe que as coisas avancem sem antes sentarem e usarem o slogan do partido no poder: ” Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”.

Assim deveria acontecer também nas nossas estradas. Ao sinal da primeira “cárie asfáltica” as autoridades responsáveis deveriam já começar a combater as bactérias que causam tais transtornos: águas paradas sobre o asfalto e as pequenas ravinas pela má conservação.

Não podemos simular cegueira até a situação atingir níveis astronômicos e causarem danos materiais e perdas irreparáveis.

Ou deve haver um projecto nesta área (cruzamento entre os quarteirões, X, U e K antes do quartel dos bombeiros) que provavelmente seja uma Cacimba Asfáltica? Ou o ensaio de um cemitério com base de alcatrão? Ou então… Epah!

Senhor Administrador da Centralidade do Kilamba, no caso específico, aproveita “mbora” que o Tio João está distraído e manda tapar esse mambo. Aquele kota gosta mbora de visitar sem avisar. Se ele passar aí e encontrar esse buraco, filho da cratera, pode ficar “filipado” e activar o botão “exonera”.

Sou cidadão dessa maravilha do antigo governo e prezo por isso. Portanto, sempre que puder ajudar para manter a imagem e sanidade da mesma, o farei.

Conselho do teu wih, pacato cidadão:
Manda só tapar esse mambo.
Assim “num tá bom”.

Edson Nuno a.k.a Edy Lobo

Share.

Leave A Reply