Morreu Aretha Franklin

0
2363

Rainha do “soul” tinha 76 anos de idade

A cantora americana Aretha Franklin morreu nesta Quinta-feira, 16, em Chicago, onde se encontrava muito doente há vários dias, informaram agências de notícias, citando fontes familiares.

Ela lutava contra um cancro no pâncreas, que se agravou na última semana, e outras complicações se saúde.

Última estrela viva na era de ouro da música negra americana Franklin, de 76 anos, anunciou a sua reforma no início de 2017, com a ideia de limitar a sua agenda a poucas e bem seleccionadas apresentações, mas mesmo essas tiveram de ser canceladas este ano por recomendação médica.

Nascida em 1942 em Memphis, Tennesse, começou a carreira na década de 1960, a bordo de criações que marcaram a chegada da chamada música gospel à secular com sucessos lendários como Respect ou (You Make Me Feel) A Natural Woman.

Aretha Franklin cresceu em Detroit, a outrora rica metrópole dos carros e da música,e vinha de uma das muitas famílias afro-americanas que migraram do sul para o norte do país com o boom industrial.

O pai, reverendo Clarence LeVaughn Franklin, era um conhecido pastor evangélico,muito próximo de Martin Luther King, apesar das alegações de maus-tratos a mulheres que pairam sobre a sua figura.

Franklin começou a cantar na igreja e assumiu-se como uma activista a favor dos direitos civis, tendo o antigo Presidente Barack Obama como um dos seus maiores admiradores.

Entre outros momentos altos da carreira, a artista cantou no funeral do ícone da luta pelos direitos cívicos, Martin Luther King, e na posse do Presidente Barack Obama.

A última apresentação dela aconteceu em Novembro passado, em Nova Iorque, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui