JavaScript e Java continuam a ser as linguagens de programação mais populares

0
170

O inquérito realizado pela JetBrains assinala também o rápido crescimento do Python e a evolução promissora do Go, linguagem de programação criada recentemente pela Google.

A JetBrains divulgou o seu relatório State of Developer Ecosystem 2019, tendo concluído que o Java ainda é a linguagem primária mais popular. O inquérito da empresa de desenvolvimento de software revelou ainda que o JavaScript é a linguagem de programação mais usada em geral, mas destaca o facto do Python ter vindo a crescer a grande velocidade.

O estudo inquiriu cerca de 7.000 programadores de todo o mundo, revelando que o Python não só é a linguagem mais estudada do momento (27% afirmaram ter estado a aprendê-lo nos últimos 12 meses) como é também a preferida pelos developers e a terceira linguagem primária mais utilizada globalmente. As principais situações em que o Python é usado pelos programadores incluem análise de dados, web development, machine learning e escrita de scripts de automação.

O relatório da JetBrains revelou ainda que, embora o Go seja ainda uma linguagem recente, é também a mais promissora. A linguagem criada pela Google tinha em 2017 uma participação de 8%, atingindo agora os 18%. Além disso, foi a linguagem escolhida pelo maior número de programadores quando questionados sobre qual gostariam de adotar ou migrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here