Feira identifica cerca de 300 ideias e protótipos

0
1808

A Feira do Inventor e Criador Angolano (FeICA) identificou, desde 2009, cerca de trezentas ideias, protótipos e produtos, dos quais cem foram internacionalizadas, através da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), Alemanha.

De acordo com informações a que a Angop teve hoje acesso, o processo de internacionalização, neste período de quase 10 anos, é positivo tendo em conta as 70 medalhas atribuídas aos angolanos, sendo 13 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze.

Destas invenções, particularmente, as que já tiveram reconhecimento internacional, poucas foram para o sector industrial ou reproduzidas para uso social, como é o caso do Dicionário Virtual “Zwela 1.0”, criado por um freelancer e produzido pela Sistec e a Urna Electrónica também da Sistec, para votação.

O sector industrial nacional ainda não despertou para absorção destes protótipos, que impulsionaram o mundo e parte destas criações são ligadas às indústrias cibernéticas que por si só se autosustentam, desde que haja apoios financeiros.

Para o mercado nacional podem ser citados alguns exemplos de protótipos ou softwares sustentáveis como é o caso do gerador a gás, AutoNação (automação robótica), os jogos Zungueira Run, o Não Te Irrites e Kiela, que para se sustentar conseguem patrocínios ou vão participando em vários concursos, como o da Unitel, Microsoft, Huawei, DSTvEutelsat para fazerem parte das plataformas destas empresas.

Para aplicação industrial, o Ministério da Indústria tem estado a incentivar os criadores a registarem as suas criações e produtos e nas FeICA têm oferecido registos de forma grátis através do Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), iniciativa que não tem sido suficiente na opinião dos inventores e dos que entendem destas matérias.

O Centro Tecnológico Nacional (CTN) estabeleceu desde Setembro deste ano o Núcleo de Apoio a Startups de Base Tecnológica com objectivo de apoiar a melhoria das ideias, protótipos identificados na plataforma FeICA.

A FeICA é um certame de exposição de ideias e invenções nacionais das áreas de informática, segurança, electrónica, educação, ciências ambientais, química e electromecânica, criada pelo Centro Tecnológico Nacional (CTN), afecto ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Feira do Inventor Criador Angolano (FeICA) realiza-se desde 2009 e tem descoberto talentos que têm representado o país em eventos internacionais, com destaque para a Feira Internacional de Ideias – Invenções e Novos Produtos, realizada anualmente na Alemanha e a Feira Internacional do Inventor, na Suíça.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui