DNTV anuncia para breve novo modelo de matrículas

0
2499

A polícia Nacional apresentou ontem em Luanda, o novo modelo das matrículas que vai passar a vigorar no país, a medida está inserida no Decreto Presidencial n° 202/2016 de 27 de Setembro, que regula as atribuições de chapas de matrículas, para veículos automóveis e seus reboques.

O Inspector-Chefe, Domingos Satchitela, que é o  Chefe do Departamento de Telecomunicações e Informática da  Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNTV)  fez saber  que o país vai contar, brevemente, com um novo modelo de matrículas.

O representante da DNTV esclareceu, ainda, que, as matrículas actualmente usadas em Angola não contêm nenhum elemento de segurança.

“Existe um elevado número de falsificações e duplicações de matrículas, o que resulta em elevadas perdas fiscais e quebra na segurança pública”, justificou. Esse novo dispositivo irá suprir todo défice que havia, pois trás consigo elementos de segurança que anteriormente não se faziam acompanhar, como a identificação da placa e outros.

Segundo o Inspector-Chefe, os dados das viaturas matriculadas, actualmente, estão parcialmente registrados em formato electrónico, em Luanda, e outros Centros de Atribuição em Livros, mas, está em curso um processo de digitalização de todos os dados das viaturas numa base de dados central.

“Pois, em caso de acidentes, a título de exemplo, o automobilista deve comunicar a DNVT, que teve um acidente, e as autoridades é que vão, por sua vez, enviar a informação ao centro para poder fabricar a chapa. Isso para deminuir o índice de clonagem e falsificações”. Avançou ainda que, neste momento, a área que dirige está a trabalhar com o seu parceiro, e que, o primeiro Centro de matrícula já se encontra erguido, faltando apenas o seu apetrechamento.

“Vamos ter vários pontos para o procedimento da troca, no qual todos os veículos vão passar por uma inspecção, pois nós queremos com esta campanha detectar o maior número de carros roubados”, rematou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui