Arranca a 8ª edição dos Prémios Estrela DStv Eutelsat

0
1577

Entusiastas da ciência e da tecnologia com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos podem candidatar-se até 12 de Outubro de 2018.

Foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 21 de Agosto, a 8ª edição do concurso Prémios Estrela DStv Eutelsat, um incentivo ao interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, que contempla estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos. O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Direcção Nacional do Ensino Secundário Técnico Profissional, do Ministério da Educação.

Estudantes com interesse pela ciência e tecnologia devem candidatar-se mediante a apresentação de uma redacção criativa ou um cartaz sobre “as áreas nas quais acredita que o pleno potencial dos satélites ainda não foi alcançado ou optimizado”: A redação deve começar da seguinte forma: “Actualmente, os satélites são utilizados de variadíssimas formas, mas há sempre espaço para crescer e diversificar…”

A Direcção Nacional do Ensino Secundário e Técnico Profissional, parceira do concurso, que se congratula com a iniciativa da DStv realça que, “mais uma vez serão envidados esforços para que Angola volte a ter um candidato nos lugares cimeiros deste concurso Pan Africano”, conforme afirmou Giza Custódio, representante desta instituição.

Gabriel Miguel, Director do Centro Nacional Tecnológico do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação frisou durante a conferência de imprensa que a configuração dos Prémios Estrela DStv Eutelsat “alinha com os principais desideratos plasmados a nível da estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. E o concurso traz consigo uma temática muito importante que é a tecnologia ligada a satélites”.

Para Estefânia Sousa, Directora de Comunicação da Multichoice Angola, “há uma percepção de que o desenvolvimento do mundo e da África, em particular, está muito elencado às novas tecnologias. Portanto quanto mais cedo os jovens forem estimulados a pensar em soluções tecnológicas para as suas realidades mais rapidamente se consegue recuperar os níveis de desenvolvimento.

Os vencedores nacionais recebem prémios como descodificadores, subscrições anuais da DStv, computadores portáteis, telemóveis celulares e passam a competir para os prémios continentais globais.

O vencedor final na categoria de redacção tem o privilégio de visitar as instalações da Eutelsat em Paris e assistir ao lançamento de um satélite, sendo que vencedor na categoria de cartaz recebe igualmente uma viagem a Paris às instalações da Eutelsat e beneficia de uma visita guiada a uma fábrica de construção de satélites.

Os segundos classificados receberam uma viagem à África do Sul como convidados da MultiChoice África. As escolas participantes dos primeiros classificados a nível nacional e continental também recebem um descodificador com direito a uma instalação e uma subscrição anual da DStv.

São parceiros institucionais do concurso o Ministério da Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Telecomunicações, e Tecnologias de Informação e a Rede de Mediatecas de Angola.

Os Prémios Estrela DStv Eutelsat estão abertos a todos os estudantes do ensino secundário no continente onde a MultiChoice Africa mantém operações. Os formulários de candidatura podem ser obtidos em qualquer loja DStv ou através do site www.dstvstarawards.com. As candidaturas serão aceites apenas em Português e serão classificadas com base num critério de alto nível de precisão, criatividade, originalidade e inovação.

As candidaturas terminam no dia 12 de Outubro de 2018 e os vencedores globais serão anunciados numa cerimónia que terá lugar em Fevereiro de 2019. Apoiar as necessidades de educação de África Desde 2011 que o concurso fez com que o sonho de 24 alunos por todo o continente se tornasse realidade e continua a inspirar jovens para que se entusiasmem, envolvam e sejam expostos aos conceitos da ciência e tecnologia e à tecnologia dos satélites em particular.

A MultiChoice Africa e a Eutelsat acreditam no poder da educação científica e tecnológica para encorajar as mentes adolescentes a transformar o mundo positivamente. Agora, na sua oitava edição, numa iniciativa conjunta, os Prémios Estrela DStv Eutelsat, inspiram o pensamento inovador na geração jovem africana. Esta colaboração pan-africana criou um envolvimento significativo entre os estudantes, a comunidade académica e o mundo científico.

Desde o início dos Prémios Estrela DStv Eutelsat em 2011, cerca de 49 países participaram neste concurso original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui