Angolano vence concurso de IoT na China

0
1614

O número de inventores angolanos continua a aumentar satisfatoriamente, a prova disso é o estudante angolano Brunilde Pedro Sacramento Mandinga que venceu, na China, a IV edição do concurso “Electronic Design and Internet of things IOT” )”, organizado pela empresa chinesa Neoway, vocacionada ao fabrico de materiais electrónicos.

O autor que estuda na China venceu a terceira edição, em Novembro de 2017, e a última, em Março deste ano, no evento para avaliação de projectos das áreas da ciência e tecnologia, sociedade e sustentabilidade.

Com que projecto venceu em 2018?

O concorrente angolano venceu a edição 2018 com o projecto de Geração de Energia pela Caminhada (Power By Riding – PBR) que utiliza uma bicicleta para este fim. O sistema utiliza um material piezelétrico acoplado ao assento e aos pedais da bicicleta, convertendo a sua pressão e deformação em energia eléctrica, capaz de carregar aparelhos de telefonia móvel e computador.

Com que projecto venceu em 2017?

Em 2017, Brunilde Mandinga venceu com o projecto “WeGoZhinengXie”, calçado inteligente. O calçado inteligente é composto por uma palmilha de acetato-vinilo de etileno (EVA) que é posicionada em direcção às articulações dos pés, nomeadamente a articulação falângico que permite o pé apoiar-se sobre os dedos durante uma caminhada e a articulação interfângica, mantendo a estabilidade durante a pressão sobre o solo” – explicou Brunilde Mandinga.

O calçado possui um dispositivo de controlo térmico que permite fazer a leitura da temperatura no interior e exterior do calçado, que pode ser ajustada de acordo com a região climatérica. Incorpora GPS e módulo de comunicação GPRS, para localização de vítimas em caso de incidentes como desabamento de terra ou queda de um edifício.

Esses projectos poderão ser reproduzidos?

Os dois projectos encontram-se em processo de patente e serão tutelados pelo centro de patentes da Universidade de Ciência e Tecnologia da Huazhong – Huazhong University of Science and Technology) para uma produção industrial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui